domingo, 19 de dezembro de 2010

Receitas

Tem gente que vive dando receitas...
Algumas pessoas, inclusive, acreditam que há sempre um modo de preparar-se para as coisas que virão.
Ingredientes para a felicidade, para o amor fácil, para ter sucesso ou um corpo digno de capa de revista. Parece, dizem, que é só misturar um pouco disso e daquilo e pronto: servir-se à vontade.
Há aqueles que insistem em afirmar que a diferença está no tempero. Tanto faz o que vai ao prato, mas esses parecem concordar que uma vida sem sal é muito sem graça.
Muitos têm certeza que onde não há doce, falta afeto. E que sem a doçura desse sabor, tudo talvez pareça amargo demais.
E tem ainda o azedo. Aquele amarrado na boca que aumenta a saliva e nos faz engolir mesmo as coisas que não nos parecem tão agradáveis ao paladar.Como remédios, alguns desses sabores são males necessários à cura.
Já ouvi dizer que se a vida tivesse receita, tudo seria mais fácil.
Mas, será mesmo que seguir instruções garante um resultado delicioso? Ou há tempos de preparo e espera, toques de sabor e ousadia que não foram registrados e que, talvez, exatamente por isso são responsáveis pelo sucesso do prato?
Sei que cozinheiros são como alquimistas. E que alguns chefs inventam maravilhas apenas com o que dispõem na geladeira e na dispensa. O que para alguns talvez pareça pouco, para essas pessoas, é o começo de tudo.
Sei também, pelo pouco do que provei até agora, que ter ou não ter receitas a seguir não parece fazer muita diferença. Porque pior do que a surpresa de gostos inesperados é passar o tempo que temos apenas folheando as páginas do livro, admirando receitas que nunca faremos. Pior do que experiências que passaram do ponto ou que ainda nos parecem cruas é uma cozinha de propaganda de revista, que nunca foi tocada por ninguém.
O fato é que doces, salgados, amargos, azedos, todos os sabores são bem-vindos.  O que importa mesmo, é misturar um pouco de tudo e sempre, sempre mesmo, passar o dedo na vida.

Que nos seja servido 2011!!

8 comentários:

  1. adorei o texto, inspirador!
    adorei tb o do Neil Gaiman e adorei mais uma vez aquele livrinho que vc me deu (Algum dia), que o Pedro arrancou da estante. Chorei nele de novo, coisa tão simples, né? Como se fosse um omelete só de ovo, desses feitos por mãe.
    Aliás, ele não larga o livro que vc deu.
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Dê,
    Como sempre uma poetisa! Adorei!!! Acho que vc deve um dia organizar todos esses textos e lançar um livro. Serei a primeira da fila dos autógrafos...
    bjs,
    Érica

    ResponderExcluir
  3. Acho que gostei mais da receita de gosto amargo. Acho que todos ja provamos um pouquinho desse sabor.rsrs

    ResponderExcluir
  4. Essa minha neguinha é demais. Não é porque é minha filha, mas cada dia a admiro mais.
    Um cheiro e muitas bençãos para você.
    Jaime`s

    ResponderExcluir
  5. indo, maravilhoso,
    Com um cheiro, mãe

    ResponderExcluir
  6. Que texto rico querida.
    É isso mesmo, o mais importante é prosseguirmos degustando todos os sabores que a vida nos oferece com a curiosidade e o deslumbre de uma criança, sem permitir que nenhum deles se impregne em nossa alma, que em essência é perfeita, pura e boa.
    Que você tenha um Natal repleto de bençãos e um ano novo cheio de muita beleza, inspiração e luz!

    Bjs,

    Fátima

    ResponderExcluir
  7. Oi Dê! Adorei o texto, pra variar...
    Vou dar um caderno de receitas para a minha melhor amiga. Posso copiar o texto na primeira folha (com a referência devida, é claro)?
    beijos
    Feliz vida pra vc!
    Edi

    ResponderExcluir
  8. Querida Denise!
    Vc sempre nos delicia com suas palavras, tempera nosso dia com toques especiais... Adoro ler seus textos!
    Qdo vc vai lançar um livro? Qdo isso acontecer, estarei na fila para pedir autógrafo e vou ficar me achando, dizendo pra quem estiver do lado: "Conheço a Denise desde criança, brincávamos juntas, estudamos na mesma escola... " rsrsrsrsrs Brincadeiras à parte, sou sua fã de verdade!
    Aproveito para te desejar um ótimo final de ano, com muitas alegrias e aquele sentimento de satisfação pelas conquistas e alegrias deste ano. E que 2011 seja um ano maravilhoso para todos nós!!!!
    Um abraço bem forte!
    Lu

    ResponderExcluir