quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Primeiras leituras. Primeiras histórias.

Ontem meu sobrinho mais velho - Arthur - descobriu que aprendeu a ler! 
Suas primeiras palavras: "Yes, you can!". 
Reconhecer - pela primeira vez - que é possível ver o mundo através de signos é sempre uma experiência linda. E poder estar perto de quem vivencia esse momento é um privilégio para poucos. Basta apenas uma distração e pronto: o salto se deu.
O instante mágico em que os sinais se organizam e aquilo que antes era impossibilidade ganha vida habita o terreno do fantástico. A partir daí passamos a ver o que não enxergávamos e o mundo ganha sentidos inimagináveis.
Penso que muitas vezes retomamos, brevemente,  esse sentimento quando lemos um livro novo. Talvez por isso estejamos sempre à procura dos textos desconhecidos. Daquelas palavras que poderão nos surpreender e revelar o que antes era invisível.
Embora carregado de magia, esse instante é sempre uma contradição: o doce susto da descoberta x o conforto do que nos é conhecido.  Ainda assim  invejo aqueles que lêem alguns autores pela primeira vez: Guimarães, Gabriel Garcia Marquez, Clarice, Saramago, Lobato... 
Jamais o sabor da descoberta será tão intenso quanto nessa primeira mirada. 
"Mire e veja", Arthur! Sim, vc pode!

4 comentários:

  1. Oieeee

    Lindo!!!!

    bjs


    ow, vamos na Miojo, sexta ou não vamos?!
    Acho que a Sil, também, vai.....

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda, o despertar de uma criança para o mundo mágico e maravilhoso da leitura.
    Como é maravilhosa a capacidade que a criança tem de deslumbrar-se a cada descoberta.
    Parabéns querida.
    Bjs,

    Fátima
    ViaVidya

    ResponderExcluir
  3. Ai Denise que lindo!!! E, que bom que você pode presenciar....é bem isto que vc falou...o mundo toma outro significado....estou passando por isto agora com a Larinha....e tudo que antes ela não percebia começa a lhe chamar atenção: placas, frases pintadas nos estacionamentos, qq coisa....até legenda de filme, rsrsrs....td começa a fazer sentido pra ela, quer dizer: pra eles!!!!

    beijos em todos daí deste lado e saudades!!! E o Arthur além de fofo ainda é chique, alfabetizado "in english" hehehe...
    Cláudia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Denise
    Primeiro gostaria de dizer que estou com saudades e segundo que vc deve estar mega orgulhosa com o Arthur. Tenho um afilhado de 5 anos que também está descobrindo o mundo mágico da leitura. E numa conversa com a mãe, ela lhe disse que eu estava muito feliz por ele estar lendo. Ao que ele respondeu: É porque minha dinda é professora, mãe.
    Muito bom!
    Bjs
    Rosana Vantil

    ResponderExcluir