sexta-feira, 21 de maio de 2010

A sociedade literária e a torta de casca de batata - Mary Ann Shaffer e Annie Barrows


O quanto a palavra pode nos tornar ainda mais próximos?
Que mistérios levam os livros a criar comunidades e inspirar sonhos comuns?
Penso e sinto, desde sempre, que nos fazemos a partir de nossas histórias e de outras tantas narrativas que atravessam nossa passagem por essa estrada a qual chamamos de vida.
Já quando menina, observando o contato de meus pais com livros e jornais, nas conversas ao redor da mesa antes, durante e depois das refeições, nas histórias lidas antes de dormir... em todos os momentos, as palavras estiveram construindo sentido e dizendo-nos o que somos, ajudando-nos a responder ao que viéramos.
Sendo assim, pareceu-me natural que a literatura fosse um modo maravilhoso de criarmos sentido para nossas experiências. De gerarmos outras possibilidades de vida. De nos fazermos próximos a partir de nossa singularidade e daquilo que temos em comum.
No livro "A sociedade literária e a torta de casca de batata" são os livros que tornam-se o motivo para que, em uma ilha invadida pelos alemães durante a Guerra, alguns habitantes possam encontrar alento nas palavras de outros e dar voz aos sentimentos a partir dos personagens de outras histórias.
Narrativas atravessam o mar e, escritas em uma capa de um livro, dão início a uma deliciosa troca de cartas que, juntas, contam diferentes visões sobre as contradições entre  experiência limite do auge da violência humana e a capacidade que possuímos de sermos generosos e solidários ao sofrimento dos outros.
Quando a guerra nos rouba parte do que temos de mais precioso, é preciso encontrar sentido para estar junto. Para reconstruir. Para re-significar.
Quando a vida se apresenta como um desafio,  uma alternativa possível pode ser buscar aquilo que nos aproxima. E as palavras, ah!, elas podem generosamente nos mostrar novos caminhos.
Estejamos abertos.
Elas nos pedem passagem!
Sempre.


5 comentários:

  1. hum . . . vc comentou sobre esse livro! Eae já terminou de ler? Vou ver se arrumo o download dele! Hehe ;)

    Beijos, Dyghu.

    ResponderExcluir
  2. Ah Dê, estou lendo o livro. Comecei ontem vindo de Linhares para cá e já li metade. Estou adorando! Depois conversamos mais.
    Pensei muito na Celinha enquanto lia o livro, na sua empolgação. E agora recebo seu e-mail... Também estou assim, empolgadíssima com a leitura.
    bj
    Edi

    ResponderExcluir
  3. Querida Edi,

    Excelente adesão em Linhares e já bons resultados, não é?
    Ainda não li "A socieade literária..", mas depois dos comentários da Denise no blog e agora os seus, minha próxima leitura será este livro. É fantástico o efeito de um comentário!
    Abraços a todos,
    Heloisa

    ResponderExcluir
  4. Permita-me recomendar um livro que acabou de sair: Como se não houvesse amanhã.
    São 20 contos de 20 autores diferentes baseados em 20 sucessos do Legião Urbana (com Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo e Monte Castelo entre eles, é claro).
    Vou trabalhar a obra com meus pimpolhos do 1º colegial. Muito sexo, alguma droga e bastante rock'n'roll. Adorável e imperdível. Pra ler e ouvir!

    Um grande beijo, minha cara!

    Milton

    ResponderExcluir
  5. Olá Denise.


    Estou lendo o Livro do Gabriel o Pensador, se chama Diário Noturno estou gostando tem crônicas, poesias e relatos do seu cotidiano para os jovens penso que seja uma leitura legal.

    ResponderExcluir