segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Carta aos leitores com os quais convivi nesses quatro anos de Projeto Letras de Luz


Compartilhar uma paixão é sempre uma experiência maravilhosa.

Primeiro, vem o desejo. Sim. Tudo começa com a vontade de ver, de saber o que é, de estar junto. E, foi por causa dessa intenção que vocês chegaram até essa oficina.
Depois, vem o momento de trocar, onde cada um apresenta seus gestos, suas perguntas, seus sonhos. No nosso caso, os gostos foram as palavras. Sim! As palavras!
Durante esses cinco encontros, procurei seduzi-los para que se encantassem com a maravilha que é ler e se permitir o prazer de conhecer e se reconhecer em outras vozes, nas nossas conversas apreciativas, nos diferentes gêneros que experimentamos e nos mais variados autores com os quais convivemos.
Mas, todos nós sabemos, que as paixões são efêmeras, ou seja, elas não duram. E que, para que se transformem em amor, é preciso cultivar o sentimento.
E é esse o meu sincero desejo: que com ou sem Letras de Luz, vocês, nós possamos cultivar a necessidade de estar em contato permanente com a literatura. Não somente porque somos educadores. Mas, porque como seres humanos precisamos lutar sempre por nosso direito à fantasia e pela necessidade de alimentarmos nossos espíritos com coisas boas.
Espero, sinceramente, que a paixão despertada ou renovada nessas oficinas possa tornar-se amor. E que, como todo verdadeiro amor, transforme-se em hábito. Para toda a vida.
Denise Guilherme da Silva.


2 comentários:

  1. De uma coisa eu sei, foi mais que um prazer estar em contato com estes vagalumes do letras, passei momentos inesqueciveis, refiz minhas energias a cada encontro,e com isso pude realizar algum sonho, o gosto pela leitura já estava incurtido em mim. Mas foram mesmo momentos super bacanas, Sei que sempre passo por aqui para ver seus comentários sobre livros e tudo o mais, você sem dúvida é uma pessoa muito iluminada , venha nos vistar quando quiser ok!

    Grande abraço musical
    Jojoca Estevão.

    ResponderExcluir
  2. Quando fiz a oficina do letras, pensava que nao tinha lido nada e que nao gostava de ler. Com o continuar das oficinas resgatei minha memoria leitora e hoje sou uma leitora, graças ao projeto. E quanto a Denise ela nao é iluminada é a propria LUZ. Beijo Grande! Alexandra

    ResponderExcluir