segunda-feira, 13 de abril de 2009

Muita pipoca!!

Foram dois meses sem postagens, muitos livros lidos e vários filmes assistidos.
Mas, por que nenhuma anotação no diário?
Simplesmente porque o ritmo foi frenético e a quantidade de informação processada não encontrava tempo para ser digerida e exposta.
Mas, prometo recuperar o tempo perdido!
Comecemos pelos filmes:

O LEITOR de Stephen Daldry

Baseado no livro de Bernhard Schlink, o filme conta a história de um adolescente que se apaixona por uma mulher mais velha e vive um romance povoado de encontro secretos e leituras diversas. Oito anos depois, eles se reencontram em um outro contexto, no qual ela está sendo acusada de participar de crimes nazistas. 
Mais uma vez, saí do cinema com a certeza de estar diante de uma das melhores atrizes da minha geração. Kate Winslet empresta a dignidade necessária ao personagem, com uma interpretação verdadeira e comovente.
Fiquei pensando sobre a importância das palavras, da leitura e ao valor de algumas coisas que, muitas vezes, só pode ser percebido por quem não as possui.
The reader, EUA/Alemanha, 2008. Dire: Stephen Daldry. Vi em 8 de fevereiro.

DÚVIDA de John Patrick Shanley
"O que você faz quando não tem certeza?"
Se minha terapeuta ainda estivesse viva, talvez me respondesse, com em tantas outras vezes: "Se não sabe o que fazer, não faça nada."
O filme é maravilhoso e nos faz sair do cinema pensando que talvez o que torna uma obra cinematográfica inesquecível, sejam as boas histórias e excelentes atores. Nada mais.
Só pelo "duelo de gigantes" entre Meryl Streep e Philip Seymour, já valeria à pena dedicar alguns minutos para apreciar essa obra. Juntando a tudo isso um roteiro inteligente que nos faz pensar sobre a diversidade de pontos de vista e o quanto de injustiça podemos cometer quando não conseguimos nos colocar no lugar do outro, o filme se torna, simplesmente, imperdível.
"A dúvida pode ser um elo tão encorajador e certeiro quanto a certeza"
Doubt, EUA, 2008. Dire: John Patrick Shanley . Vi em 14 de fevereiro.

CORALINE de Henry Selick , baseado na obra de Neil Gaiman.
O filme é uma fábula de terror que conta a história de uma adolescente entediada em sua nova casa, cansada da falta de atenção de seus pais. Em uma de suas explorações pela vizinhanca, ela descobre uma passagem secreta para um outro mundo, onde encontra uma "outra família" que, supostamente, lhe dará a atenção que tanto deseja.
Sendo do mesmo diretor de outro filme que eu adoro "O estranho mundo de Jack" e baseado na obra de um dos meus escritores contemporâneos favoritos, fica bem difícil não emitir vários elogios: o visual é espetacular, a animação - toda feita em stop-motion -  é a primeira desse tipo em 3D, a trilha sonora é um capítulo a parte e a trama, um convite à fantasia no melhor estilo Lewis Carroll. Imperdível! 
Coraline, EUA, 2009. Dire: Henry Selicks. Vi em 18 de fevereiro.



A TROCA de Clint Eastwood
Para começar, é do Clint Eastwood ou "Clintão", para os mais íntimos. Até hoje, tenho acompanhado todos os filmes dirigidos por ele sem nenhuma decepção. 
O bom cowboy americano sempre trata de temas nada fáceis e não poupa o público de sair do cinema com milhares de perguntas e, muitas vezes, extremamente incomodado.
Ainda não sou mãe. Mas, imagino que talvez não haja dor maior no mundo do que a perda de um filho. E quando essa perda vem cercada de mistério, brutalidade e descrédito... a vida não se torna nada fácil.
Não dá para sair do cinema sem pensar na dualidade que é ser humano. Na possibilidade de roubar de outro aquilo que lhe é mais precioso e, por outro lado resgatar e oferecer abrigo aqueles que precisam apenas de alguém em quem confiar.
Sensível. Inteligente.
Destaque para a atuação de Angelina Jolie (que deve ter chulé ou bafo, porque além de linda, excelente atriz, ainda é esposa do Brad Pitt) e para o garoto que ajuda a desvendar toda a trama: ainda vamos ouvir falar muito desse menino!
Changeling, EUA, 2009. Dire: Clint Eastwood. Visto em 21 de fevereiro. 

WATCHMEN 
de Zack Snyder
Depois de seis semanas conversando sobre a poética dos quadrinhos, era de se esperar que eu estivesse aguardando ansiosamente por essa estréia. Embora, esteja lendo a história apenas agora, já sabia que essa é considerada uma das melhores graphic novels dos últimos anos. 
Alan Moore, autor da obra, mais uma vez, se opôs à adaptação da mesma para o cinema. E têm suas razões.
No entanto, contra tudo e contra todos, fui lá conferir e gostei bastante. Achei um pouco longo e talvez tenha faltado mais ritmo a algumas cenas. 
Agora, nessa última semana, quando estou terminando de ler a história original, dá para entender porque o texto é tão cultuado.
Para quem costuma dizer que HQs são um tipo de narrativa menor ou não são para adultos, sugiro que leiam a saga. Se isso não for literatura da mais alta qualidade... creio que estaremos todos muito enganados!
Watchmen, EUA, 2009, Zack Snyder. Vi em 8 de março.

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO ? de Danny Boyle
Ainda não entendi porquê esse filme ganhou 8 Oscars... Todos sabemos que é uma premiação tendenciosa, elitista etc etc.
O longa é bom, o roteiro é bacana, os atores também mas, 8 Oscars! Para mim, foi demais!
Opiniões pessoais à parte, os contrastes entre a miséria e a riqueza em outro país que não seja o nosso revelados pelo filme, me mostraram o quanto ainda estamos longe de uma sociedade mais humana.
Confesso que fiquei incomodada.
Talvez porque estejamos - em parte - anestesiados e as diferenças sociais que nos afrontam todos os dias  e são pouco a pouco,  naturalizadas... Ou porque nos contentamos em partilhar a alegria de apenas um "favelado" que - da noite para o dia - torna-se milionário e, com isso, sejamos levados a esquecer os milhares de miseráveis que sustentam essa pequena riqueza.
Slumdog Millionaire , EUA/Inglaterra, 2008. Vi em 14 de março.

Nesses últimos dias, fiz uma pausa nos cinemas. Logo, logo, contarei as aventuras que andei experimentando no mundo da leitura de livros que falam sobre imagens.
Aguardem!

Um comentário:

  1. Oi, sou participante do Letras de Luz e passei aqui para dar uma olhadinha em seu blog. Espero encontrar bastante novidade.
    Ha! Na biblioteca na qual trabalho tem o livro Coraline, já li, agora espero também ver o filme.
    Um abraço e até o próximo encontro do Letras de Luz.
    Atenciosamente, Dayane (agente de Biblioteca).
    Cachoeiro de Itapemirim - ES

    ResponderExcluir